segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A crise com a PM

Já vou começar meu texto explicando que não sou radicalista e não vou defender e muito menos julgar o comportamento da polícia militar do Espírito Santo. Há dois dias atrás, iniciou uma manifestação de familiares de PMs que impediriam estes de atender qualquer ocorrência que ocorresse por todo o ES, no
início não se acreditou muito e ficou praticamente como estava, porém após a confirmação de que tudo era realmente verdade, o CAOS se instaurou por todo o Espírito Santo, eu não digo cidades isoladas, e sim todo o Espírito Santo.
Consegue parar para analisar um estado inteiro parado? Lojas sendo assaltadas, arrastões em shoppings, praias, quiosques, padarias. E não digo em escala
municipal, traficantes aproveitando que estão “livres” da polícia e tomando bocas de fumo, acertando as contas no meio da rua, tiros são ouvidos em várias localidades, chacinas rolando e os cidadãos de bem trancafiados em suas casas, amedrontados, trancafiados em casa como animais de circo*.
Farei um levantamento sobre o que aconteceu na minha cidade, (porque talvez analisando o micro, consegue-se entender o macro) quando uma prefeitura paralisa suas atividades, pelo menos 30% ainda é necessário se estar funcionando para não deixar a população sem saúde, educação e SEGURANÇA****. Agora indago a pergunta, por que a polícia militar não permaneceu com 30% de funcionamento, por motivos de segurança?
Acho super coerente essa greve, não sou nem minimamente contra, afinal estar a 7 anos com salários defasados, e tendo que enfrentar desafios e perigos praticamente todos os dias, é sem dúvidas uma das profissões que deveriam ser valorizadas, mas vamos olhar o outro lado da moeda? Um estado que possui uma das capitais mais perigosas do Brasil*, simplesmente ficar sem o mínimo* de policiamento, é um tanto quanto complicado. E quem perde com isso? A população que vive com medo, comerciantes que perderam seus lucros, entre outras coisas.
E você que antes criticava a polícia militar, dizendo que não servem pra nada, dizendo que policial é corrupto, (vou deixar uma ressalva, só pra dizer que a corrupção estão em todos os lugares, existem policiais corruptos, médicos corruptos, comerciantes corruptos, corruptos corruptos, corrupção não é um adjetivo apenas dos policiais) pessoas que dizem suas cidades não tem polícia efetiva, e talvez o policiamento seja falho em alguns lugares, mas aí está a prova de que policiamento nulo transforma cidades em um caos.
Talvez agora o Espírito Santo dê mais valor a essas pessoas que trabalham para manter a segurança para nós cidadãos. Então quando você pensar em criticar os policiais com argumentos infundados, lembre-se da tarde e noite de ontem, e análise que pode ser ruim com eles, mas bem pior sem eles.

Só mais uma coisa! Governo do Estado, adianta ae amigo, acho que são os bandidos que deveriam ser amedrontados e não a população, garante logo o reajuste e condições dignas de trabalho para os nossos policiais, está faltando um olhar compassivo para a população que está vivendo em meio a tanto medo, e não apenas olhar os lucros que estado terá ou não com isso, seguranças é algo se faz necessário a todo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário