quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Está ajudando ou atrapalhando?


Número provisório do Enem dificulta inscrição no vestibular da Unicamp
Inep ainda não forneceu o número de inscrição definitivo.
Nota no exame pode representar até 20% da primeira fase.

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que pretendem fazer o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encontram dificuldade para preencher o formulário de inscrição do processo seletivo.

O motivo é que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação que aplica o Enem, forneceu somente um número de acompanhamento (com 8 dígitos) e não o número de inscrição definitivo (com 12 dígitos).
Para que a nota do Enem seja considerada na prova da primeira fase da universidade, que acontece no dia 15 de novembro, é fundamental fornecer o número de inscrição do Enem. O prazo para se inscrever na Unicamp começou nesta quinta-feira (13) e termina no dia 6 de outubro.

Segundo o Inep, os candidatos do Enem receberão o número de inscrição, pelo correio, até o dia 25 de setembro. Caso não o receba, o candidato poderá acessar o site do Enem, com o número do CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição, entrar na parte de acompanhamento e obter o número de inscrição e o local de prova. A recomendação é imprimir essa página para apresentar nos dias de prova, que serão em 3 e 4 de outubro.

No caso da inscrição da Unicamp, o candidato pode preencher o formulário usando o número de acompanhamento do Enem precedido de 2009, mas depois deve entrar novamente no site da Comvest www.comvest.unicamp.br para alterar os seus dados do Enem.

O prazo para alterar as informações acaba no dia 9 de outubro, três dias após o fim das inscrições.

A gerente de relacionamento Lucia Amaral, mãe de uma candidata ao curso de medicina, foi uma das várias pessoas que ligaram para o serviço de informação da Comvest para tirar dúvidas sobre o número de inscrição do Enem.

“Ficamos entre a cruz e a espada. Precisamos fazer a inscrição em breve para garantir que o local de prova seja em São Paulo e temos receio de depois, na hora de alterar o dado no site da Comvest, a mudança não seja aceita por um problema técnico”, disse Lucia.

“Dá bastante medo de haver qualquer problema e a nota do Enem não ser considerada, ainda mais no caso da minha filha, que está prestando para um curso muito concorrido, em que qualquer ponto a mais faz toda a diferença.” A prova do Enem pode representar até 20% da primeira fase da Unicamp.

Mais da metade dos e-mails enviados para a Comvest nesta quinta-feira tinha o mesmo tipo de dúvida. A recomendação é esperar chegar o número definitivo do Enem para se inscrever ou, no caso daquele que prefere já fazer a inscrição na Unicamp, não se esquecer de entrar novamente no formulário de inscrição para fazer a alteração de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário