segunda-feira, 3 de agosto de 2009

*-* Marataízes a Cidade onde tudo acontece *-*


AMOR, E UMA PRAIA ASSIM....E TER ALGUEM, TER VOCE PARA MIM...

Quem não se lembra deste lindo Hino a Marataizes tocado pelo maestro inenarrável Zé Nogueira e sua banda no Iate Clube ? Quem não se lembra do vôlei na pracinha, da lua nascendo atrás do Iate,dos namoros escondidos por ali.... atrás, nas pedras mesmo, do clube? Quem não andou a pé do centro, antigamente longe pra burro.... para vir curtir o Boliche,ou o Play dance, Quem não se extravasou dançando na pista do CHALE 70, mais teve uma época em que marataizes sofreu por muitos motivos.
O famoso balneário de Marataizes, cantado em prosa e verso como Pérola do Sul , vem sofrendo com a fúria do mar. Uma violenta ressaca em 2001, fez com que fortes ondas invadissem a Avenida Atlântica, ultrapassando a mureta de contenção, arrancando postes, coqueiros e, destruindo parte da via pública, que chegou a ficar interditada por um longo período. De nada adiantaram as construções de gabiões, um sistema de contenção de marés, pela municipalidade em 2002 e 2003, com recursos próprios e da União. Essa ação emergencial não agradou a uma grande parte da população, pois as pedras tiram a beleza da praia, impedem a caminhada na areia, além de representarem um perigo para os freqüentadores da orla. Os gabiões, espigões verticais de 20 metros cada um, formados por pedaços de pedra enrolados em uma tela de arame galvanizado, na verdade, conseguiram frear o avanço do mar, mas afugentaram os turistas. Hoje, pedras estão se soltando da rede, parte da tela de arame enferrujou , oferecendo risco aos banhistas, que se apertam em pequenas faixas de areia que ainda restam. Otimismo à parte, Marataízes pedia socorro e, aguardava pelo seu salvamento que estáva nas mãos do Governo do Estado, para voltar as origens, ser novamente chamada de Pérola do Sul.


A Praia Central de Marataízes, que já foi um dos cartões postais do Espírito Santo, ganhou um alento para voltar ao gosto dos visitantes e moradores, com a conclusão das obras de urbanização do píer norte, construído próximo à Igreja Matriz. Também foram colocados novos postes e holofotes iluminando a grande faixa de areia, recuperada com a obra do píer.
De acordo com o prefeito eleito, Dr. Jander, em seu recente encontro com o governador Paulo Hartung, ficou acertado a retomada imediata das obras de contenção da maré na Avenida Atlântica. A expectativa de moradores e comerciantes, para quando as obras acabarem, Marataizes volte a ser uma das cidades mais procuradas como antes.

2 comentários:

  1. por favor, coloque o meu nome poqrque este texto é meu e tem direito autoral, ok?
    obrigada
    zuzu fontes

    ResponderExcluir
  2. Srt@ Loyanne, atenção à gramática, ou simplesmente na escrita das palavras. Na legenda: Essa foto é uma obra muito famosa de shakespeare "Romeu e Julieta" essa é a sena do casamento ..^^ CENA e não sena.

    ResponderExcluir